• Resultados do Edital Estamos Juntas 2021

     

    O 2º Edital de fortalecimento e formação de rede de lutas em Pernambuco consolida uma nova forma de fazer política, enraizando a participação social na vida pública do estado!

    A mandata coletiva das Juntas Codeputadas tem a satisfação de divulgar, nesta segunda-feira (13), o resultado final dos projetos que foram aprovados no 2° Edital de fortalecimento e formação de rede de lutas em Pernambuco “Estamos Juntas 2021”. Ao total foram 362 projetos inscritos. O processo de seleção foi feito coletivamente, realizado por uma comissão avaliadora externa, composta por 19 pessoas de diferentes regiões de Pernambuco e diferentes perfis profissionais , sendo todas elas atuantes em segmentos e lutas prioritárias das Juntas. Foram 20 projetos selecionados.

    As parlamentares veem de forma positiva o resultado da seleção desse segundo edital, já que todas as propostas aprovadas cumprem o objetivo de destinar no mínimo 60% dos recursos disponíveis para o interior do Estado e 40% para Recife e Região Metropolitana. Na atual conjuntura em que está imerso o país, as Juntas entendem que fortalecer os movimentos sociais, incentivar ações individuais e coletivas deve ser uma estratégia permanente, que colabora para transformar realidades no estado.

     

     Os projetos contemplados no 2º edital 2021 foram:

     

    ⦁ ALDEIA VERDE - Soberania alimentar para a emancipação das mulheres indígenas de Brígida

    ⦁ Finalização da construção da sede da associação das marisqueiras e colônia de pescadores

    ⦁ Companhia de Dança Amanda Costa

    ⦁ Rural Arte

    ⦁ Mutirão Pixegirls

    ⦁ LEARTE - Laboratório de Estamparia Artesanal

    ⦁ Narrativas do Olhar – Fotografia Documental e Patrimônio Cultural

    ⦁ Revista Digital Vôôte

    ⦁ Òmó órùn “Filhos do céu”: os ritmos do candomblé na rua como conscientização das nossas raízes pretas

    ⦁ Mães atípicas estruturando espaços e compartilhando direitos

    ⦁ Mulheres nos Bairros - Somos Nós Por Nós

    ⦁ V Semana da Diversidade de Floresta

    ⦁ Formação sociopolítica e educacional da juventude habitante da Ocupação Canaã

    ⦁ Oca do saber

    ⦁ Preciosa - Aula Espetáculo da Quadrilha Junina Flor da Vertente

    ⦁ Mulheres Guerreiras na Luta

    ⦁ Escuta Cidade

    ⦁ I Mostra da Diversidade Sexual

    ⦁ Garantir a segurança alimentar e nutricional do Quilombo de Caluete pela produção de uma mandala agroecológica

    ⦁ A história vista pelo Alto

     

    Do total dos 20 projetos, 7 são destinados para a Região Metropolitana do Recife (4 para Recife, 2 para Paulista, 1 para Olinda), 7 são destinados para a região do Agreste (2 para Garanhuns, 2 para Pesqueira, 1 para Jataúba, 1 para Panelas e 1 para Vertente do Lério), 3 para a região do Sertão (1 para Afogados da Ingazeira, 1 para Orocó e 1 para Tuparatema), 2 para a Zona da Mata (1 para Carpina e 1 para Goiana) e 1 para a mesorregião do São Francisco (município de Floresta)

    Em relação aos eixos prioritários da Mandata, nos projetos aprovados o tema com maior destaque é a Cultura (6 projetos aprovados). Foram contempladas também propostas relativas ao Direito à Moradia, Comunicação, Direitos Humanos, Educação, Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional, Meio Ambiente e Trabalho, além do Fortalecimento da Democracia.

    No que diz respeito aos sujeitos e sujeitas prioritárias das Juntas, todas as sujeitas prioritárias foram contempladas no 2° edital de 2021. São elas: Juventudes, População LGBTQIA+, Moradores de Periferia, Povos Quilombolas, População Indígena,Mulheres Diversas, Pessoas que sofrem com injustiça ambiental, Mulheres Negras e Pessoas com Deficiência.

     

    A realização deste edital teve como principal objetivo incentivar e fortalecer iniciativas de pequeno porte, de coletivos, movimentos e organizações que potencializam as diversas lutas contra as desigualdades e pelo bem-viver espalhadas pelas comunidades e municípios do estado de Pernambuco. As iniciativas selecionadas receberão um subsídio único de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), em forma de doação de pessoa física, para executar o projeto. O apoio será efetivado ainda em dezembro de 2021 e as ações deverão ser realizadas ao longo do ano de 2022.

     

     

    O que é o Edital Estamos Juntas 2021?

    O 2º Edital Estamos Juntas 2021 é uma iniciativa das Codeputadas Juntas para incentivar e fortalecer pequenos projetos e iniciativas sócio-eco-político-culturais em Pernambuco. Foram aprovados 20 projetos, que estão recebendo apoio de 5 mil reais cada. A primeira edição do Edital foi lançada em 2019, na qual você pode conferir os resultados aqui!
     
    O Edital é viabilizado através de doações voluntárias das codeputadas e coordenadoras da Mandata das Juntas. O dinheiro não é público, não vem de gabinete e nem de emenda parlamentar! E para garantir que a seleção seja justa, os projetos foram selecionados por uma rede de profissionais e especialistas externos à mandata, com reconhecida trajetória nos movimentos sociais. É a nossa Comissão de Avaliação, trabalhando em caráter voluntário.
     

    Objetivo

    O objetivo do edital é potencializar as diversas lutas contra as desigualdades e pelo bem-viver espalhadas pelas comunidades de todo o estado, especialmente as iniciativas que contribuam para a emancipação e melhoria de vida das nossas sujeitas e sujeitos prioritários da Mandata: Mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+, com deficiência, juventudes, povos tradicionais e a população indígena. Com a pandemia da COVID-19, compreendemos que o edital pode ajudar com alguns dos grupos e pessoas mais vulneráveis nos diversos segmentos das militâncias e dos movimentos sociais.

     

    Quem pode participar?

    Podem participar iniciativas sócio-eco-político-culturais que pautem a promoção de Direitos Humanos no estado de Pernambuco. Serão aceitas para a seleção iniciativas dos mais variados segmentos, pautas e formatos, podendo ser projetos que já existem ou que ainda aguardam apoio para virar realidade.

     

    A inscrição pode ser feita por organizações, coletivos e pessoas organizadas ou não, mas é necessário haver alguém responsável pelo projeto, que tenha no mínimo 18 anos e esteja com a documentação em dia. Essa pessoa será o contato direito.

     

    Quem não pode participar?

    Iniciativas individuais de pessoas da equipe da Mandata das Juntas;

     

    Iniciativas que já foram contempladas no 1º Edital Estamos Juntas de 2019, sejam elas individuais ou de coletivos;

     

    Iniciativas que receberam Emendas Parlamentares da Mandata das Juntas nos anos de 2020 e 2021;

     

    Iniciativas de organizações com fins lucrativos;

     

    Iniciativas que violem os Direitos Humanos;

     

    Iniciativas das quais algum/a membro/a da Comissão de Avaliação faça parte;

     

    Iniciativas de partido político ou de governos.

     

     

    Como faz para participar?

    Inscrições para o EDITAL 2021 encerradas!

     

    As inscrições vão de 08 de Outubro de 2021 até o dia 08 de Novembro. Você pode realizar a inscrição online, através do formulário virtual disponível no botão abaixo:

    Você também pode fazer a inscrição presencialmente nos locais abaixo, do dia 03 de Novembro ao dia 05 de novembro:

    Recife

    Escritório Político das Juntas Codeputadas Estaduais de Pernambuco

    Rua Doutor Sebastião Lins, 127, Edifício Santalice, 10º andar - Recife - PE

    Ponto de referência: Próximo ao Cinema São Luiz

    Goiana

    Associação dos Técnicos e Universitários de Goiana - ASTUG

    Av. Nunes Machado nº 122 - Centro - Goiana - PE

    Ponto de referência: Próximo a Compesa

    Surubim

    Sede do PSOL do Agreste Setentrional

    Av. São Sebastião, 368 - Cabaceira - Surubim - PE

    Ponto de referência: Em frente à Locadora Opção Motos

    Afogados da Ingazeira

    Espaço Benvirá

    Rua Francisco Guimarães, 115 - Centro - Afogados da Ingazeira - PE

    Ponto de referência: Sede da Guarda Municipal

    Em caso de dúvidas encaminhar e-mail para editalestamosjuntas@gmail.com

    Todos os Posts
    ×
    ...