Return to site

Juntas Codeputadas visitam comunidades em Cabo de Santo Agostinho

Visita foi agendada pelo Fórum Suape

· NOTÍCIAS

Nesta terça-feira (14) a mandata das Juntas Codeputadas esteve em Cabo de Santo Agostinho, visitando as comunidades de Sítio Taborda e Vila Tatuoca. As codeputadas Joelma Carla e Jô Cavalcanti acompanharam a visita com o Fórum de Suape; o Fórum de Mulheres do Cabo; a Presidenta da Associação de Moradores de Gaibu, Maria Elidineide; e o presidente da Associação de Moradores de Vila Tatuoca, Edson Antônio, para conhecer melhor as demandas e problemáticas que as famílias de Gaibu vêm sofrendo no local. São muitos os impactos negativos sofridos pelas famílias locais após a implantação do Complexo de Suape.

Em Sítio Taborda, encontramos famílias nativas e famílias que foram realocadas para lá para trabalhar nos estaleiros, e após serem demitidas não tiveram como retornar para seus territórios. Devido à falta de trabalho e à incapacidade de pagar aluguel, essas famílias estão na iminência de perder suas casas. Uma parte das famílias está sendo processada por invasão de território ecológico, mesmo após 50 anos de ocupação do local.

Em Vila Tatuoca, conversamos com famílias que foram removidas da Ilha de Tatuoca para dar espaço a um estaleiro que nunca foi construído. Um laudo, que só foi emitido após a remoção das famílias, atesta que a ilha geologicamente não suportaria a obra. O despejo teve consequências drásticas na vida das famílias, que perderam o acesso ao seu principal meio de subsistência: a pesca. As que conseguem continuar no trabalho precisam andar longas distâncias para pescar. A prática de remoção e despejo de famílias para grandes obras do Governo é recorrente em Pernambuco, deixando milhares de pessoas em situação de desamparo e vulnerabilidade.

 

Confira mais fotos da visita clicando aqui!

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly