Voltar ao site

Parlamentares e movimentos trans/travestis decidem criar Frente para enfrentar transfeminicídio em Pernambuco

reunião ocorreu virtualmente e contou com sete mandatos e cinco movimentos

Hoje foi um dia bem importante na luta contra a execução de trans e travestis em Pernambuco. Mas não apenas isso, foi um passo na construção de uma agenda pró-direitos da população LGBTQIA+ , historicamente invisível para o poder público. O GovernoPE vem negligenciando a população e tratando como pontuais e desconexos os crimes de ódio, que possuem causas complexas e diversas. 

Não se trata apenas de NÃO MORRER, mas de viver com dignidade, cidadania plena, respeito das instituições públicas/privadas e de qualquer pessoa que cruze o caminho. 

O momento de dor, com os sucessivos casos de transfobia e transfeminicídio ocorridos em pouquíssimo tempo, viabilizou essa reação coletiva que tem muitas condições de fazer história. 

Nós das Juntas, representadas pelas codeputadas @Robeyoncé Lima e @Carol Vergolino, nos reunimos com os mandatos de Dani Portela, Ivan Moraes, Cida Pedrosa, Liana Cirne, Flávia Hellen e Vini Castello tos trans e travestis para enfrentar a violência e pavimentar um reordenamento das políticas públicas para a população LBTQIA+ em PE e nos municípios. Estiveram presentes os atuantes movimentos Amotrans, Leões do Norte, Fonotrans, Frente Trans PE, GTP+. 

Definimos coletivamente: 

1. Criar uma Frente Civil Parlamentar composta pelos mandatos aliados da agenda LGBTQIA+. A frente está aberta para novos mandatos, movimentos. Queremos coletivizar o debate, ampliar as condições de pressão;

2. Criar uma Casa Abrigo pelo governo do estado. O projeto é promessa antiga e agora precisa virar realidade. Os mandatos incidirão nesta pauta com várias ações; 

3. Organizar uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a Primeira Conferência as Travestis e Trans, que terá cunho político formativo e culminará com um documento de demandas e posicionamento dos movimentos a ser entregue ao poder público.

Vamos à ação!

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK

...