Return to site

Mudanças na Avenida Conde da Boa Vista

· DISCURSOS

Discurso realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco no dia 02 de abril de 2019

Hoje começaram as obras de requalificação da avenida conde da boa vista. São obras que vão durar cerca de 18 meses e vão trazer uma forte mudança para aquele trecho do centro do recife.

Na semana passada, a Juntas acompanharam de perto um protesto realizado pelo SINTRACI, que é o sindicato dos comerciantes informais. Os ambulantes protestaram porque essas obras poderão deixar em trabalho cerca de 300 pessoas, que sustentam suas famílias com a renda de seu comércio informal na Conde da Boa Vista.

A gente sabe que essa questão da Conde da Boa Vista é de âmbito municipal, mas queremos dialogar na Alepe sobre isso, porque é um sintoma também da grave situação de desemprego pela qual o Estado de Pernambuco está passando. Mesmo considerando que a taxa de desemprego em Pernambuco caiu de 16,7% para 15,5% ao final de 2018, a situação ainda é muito grave. O que queremos destacar aqui é que a Assembleia Legislativa precisa atuar sobre essa situação: Pernambuco, com esse índice, está acima da média nacional de desemprego, que é de 11,6%.

Não estamos falando só de números. Estamos falando de 651 mil pernambucanos que estão sem emprego, e recife está hoje em quarto lugar no ranking das maiores médias de desemprego do país, com 16,3%. Por isso, a questão da Conde da Boa Vista não pode ser tratada com descaso.

O comércio informal tem sido, cada vez mais, uma alternativa de sobrevivência para essas pessoas. É a forma que as famílias têm de continuar se sustentando, mesmo com toda a precariedade que essas ocupações trazem. Os 300 ambulantes da Conde da Boa Vista fazem parte desse número de desempregados e, por isso, eles são também nossa responsabilidade como representantes do povo nesta casa.

Queremos aqui reafirmar nosso compromisso com toda a classe trabalhadora e também cobrar do Governo do Estado medidas mais efetivas para reduzir esses índices de desemprego.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly