Voltar ao site

Mês de conscientização do autismo: JUNTAS vão realizar audiência pública sobre políticas públicas para pessoas com TEA

· NOTÍCIAS,SALA DE IMPRENSA

No mês de conscientização do autismo, as codeputadas Juntas (PSOL-PE) vão realizar, nesta quinta-feira (07), uma Audiência Pública virtual na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sobre "Políticas Públicas para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Pernambuco".Esta Audiência é uma iniciativa do grupo Super Mães e do Comitê de Crise em Defesa das Pessoas com Deficiência de Pernambuco, em parceria com as parlamentares. No dia 02 de abril foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, quando acontecem diversas atividades de orientação, diagnóstico e tratamento sobre pessoas com TEA, que está presente em cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, segundo a ONU. 

Mesmo com esse número elevado, ainda há muito preconceito e falta de políticas públicas. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vem analisando essa situação desde o ano passado, tendo como uma de suas propostas integrar no Termo de Ajuste de Gestão (TAG) a criação de um grupo de estudos para acompanhar e analisar dados e informações sobre o autismo. De acordo com as Juntas, a partir da realização dessa Audiência Pública será possível criar um documento sugerindo medidas como essas a serem adotadas pelo Estado.

“É urgente que o Governo de Pernambuco assegure os direitos das pessoas com TEA, promovendo o acesso adequado à saúde das pessoas com autismo, para que elas passem a ter uma rede de atendimento, com o devido apoio, agilidade no processo para descoberta do diagnóstico, disponibilização de mais vagas em reabilitação e capacitação dos profissionais”, afirmam as codeputadas.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK

...