Voltar ao site

Memória, Verdade e Justiça: Juntas realizam Ato Solene em reverência aos 40 anos da Lei da Anistia

· NOTÍCIAS

Muita potência e memória na noite desta segunda-feira (26) no Ato Solene pelos 40 anos da Lei da Anistia. Foi um orgulho para nós, das Juntas Codeputadas, realizarmos essa sessão através da Comissão de Direitos Humanos da Alepe, em parceria com a Comissão Nacional da Verdade e com os deputados Isaltino Nascimento e João Paulo.

Recebemos a Procuradora da República e Ex-presidenta da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, Eugênia Gonzaga, e fizemos a entrega simbólica de atestados de óbito retificados a 03 famílias que perderam pessoas nas mãos do Estado Brasileiro durante a ditadura.

 

Além de Eugênia, a mesa solene contou com a participação da Vice-Governadora de Pernambuco, Luciana Santos; do Vice-Prefeito do Recife, Luciano Siqueira; do histórico militante e Coordenador do Comitê Memória, Verdade e Justiça para a Democracia em Pernambuco, Edval Nunes ‘Cajá’; e do Ex-Vereador e advogado Marcelo Santa Cruz, representando a família de Fernando Santa Cruz, militante assassinado em 1974. Além disso, a solenidade contou com a presença dos deputados Waldemar Borges e Doriel Barros, do jornalista Luis Nassif, e de Vera Baroni, advogada, feminista e reconhecida militante do Movimento de Mulheres Negras.

A codeputada das Juntas, Joelma Carla, representou a mandata na mesa. Em seu discurso, Joelma lembrou o surgimento da Lei da Anistia e negritou que é inadmissível que esta lei seja usada para proteger agentes da repressão. Esta prática inclusive já foi questionada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, declarando que sua previsão viola tratados e convenções internacionais assumidas pelo Brasil.

Entre as falas de militantes e representantes da luta contra a repressão, o Coral da Assembleia Legislativa se apresentou ao vivo para o público, com músicas marcantes da época da resistência contra a ditadura, como o clássico ‘Pra Não Dizer que Não Falei das Flores’. O poeta Marcelo Mário de Melo também recitou uma de suas poesias, em homenagem aos desaparecidos políticos.

Memória, Verdade e Justiça

Entre as famílias que receberam simbolicamente os atestados de óbito retificados está Dona Delzuíte Freire, esposa do militante Adauto Freire, integrante do Partido Comunista Brasileiro e das Ligas Camponesas, desaparecido em maio de 1979, no Rio de Janeiro. Dona Delzuite foi ao ato acompanhada de sua neta Ariel Barbosa, para neste ano que marca os 40 anos da morte de Adauto, finalmente poder retificar as certidões de nascimento de seus filhos e netos com o nome verdadeiro do pai e avô – que desde 1964, usava o codinome Celestino Alves da Silva.

Ao lado de Dona Delzuíte estava Isairas Padovan, irmã do Padre Henrique, sequestrado na noite de 27 de maio de 1969, torturado e assassinado pelo Comando de Caça aos Comunistas e por agentes da polícia civil de Pernambuco. A Arquidiocese de Recife e Olinda acompanhou a cerimônia, representada pelo Padre Fábio Santos e pelo Padre Reginaldo.

A terceira família a receber o atestado simbólico foi a de Fernando Santa Cruz, militante do movimento estudantil, sequestrado e assassinado no Rio de Janeiro em 1974. Seu irmão, Marcelo Santa Cruz, representou a família na solenidade, relembrando os anos que sucederam o desaparecimento de Fernando e o impacto na vida da família, especialmente de seu filho Felipe Santa Cruz, atualmente presidente nacional da OAB, que viveu em clandestinidade até os 16 anos.

Ainda existem centenas de famílias de mortos e desaparecidos políticos que esperam informações, investigações e conclusões do Estado Brasileiro sobre seus entes perdidos. Diante das declarações e posicionamentos desrespeitosos do Presidente Jair Bolsonaro, as Juntas Codeputadas reforçam nossa parceria nesta luta contra o fascismo e pela memória dos que perdemos à barbárie da ditadura. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça. #DitaduraNuncaMais

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK

...