Voltar ao site

JUNTAS se unem a mandatos coletivos de todo o país para formar Frente Nacional que será lançada amanhã

O objetivo é ampliar o debate dos formatos de representação política dos mandatos coletivos pelo país.

· NOTÍCIAS

A mandata coletiva das Juntas codeputadas ao lado de 16 mandatos coletivos e compartilhados pelo Brasil irão lançar, de forma virtual, nesta terça-feira (23) a Frente Nacional de Mandatos Coletivos. O objetivo da Frente é ampliar o debate sobre os novos formatos de representação política dos mandatos coletivos pelo país e apoiar projetos como os que já existem. No dia 25, haverá um encontro formativo da nova Frente, para debater o papel dos mandatos coletivos.  

Além das Juntas codeputadas (PSOL/PE), a Frente conta ainda com a participação dos mandatos: Mandata Ativista (PSOL/SP), Mandata Coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), Mandata Nossa Cara (PSOL/CE), Coletivo Lélias (PT/MG), Coletivo Nossa Voz (PT/MG), Coletivo Nós (PT/MA), Mandato Coletivo (PSB/MG), Coletiva (PT/MG), Mais Coletivo (PSOL/PR), Mandata Coletiva Fanny das Manas (PT/PE), Coletivo É As Gurias (PCdoB/RS), Coletivo Teremos Vez (PT/RS), Coletiva Bem Viver (PSOL/SC), Coletiva Representa Taubaté (Cidadania/SP), Mandato Coletivo A Cidade É Sua (PV/SP) e Mandato Coletivo Todas As Vozes (PSOL/SP).

No lançamento de amanhã, haverá um debate sobre a forma de organização e representação política que são os mandatos coletivos, que são uma nova opção de formatação de gestão legislativa que se coloca como necessária para vencer o desafio da renovação dos espaços de poder institucional. O mandato coletivo é uma forma de promover uma representação mais direta, plural e antissistêmica, capaz de subverter o modelo até então só acessível aos pequenos grupos.

A live de lançamento da Frente será transmitida às 19h30 pela página "Frente Nacional de Mandatas e Mandatos Coletivos" no Facebook, com mediação de Robeyoncé Lima (Juntas codeputadas - PSOL/PE), Laina (Pretas Por Salvador - PSOL/BA), Lu (É As Gurias - PCdoB/RS). A programação tem início com a leitura de um manifesto em apoio aos mandatos coletivos e às futuras candidaturas que poderão surgir nesse formato. Em seguida, representantes dos mandatos coletivos farão apresentação da Frente enfatizando a ampliação das experiências coletivas com a contextualização da conjuntura de cada época em que cada coletivo foi formado.

ATUAÇÃO DA FRENTE

Já em funcionamento, a frente vai promover uma live formativa, nesta quinta-feira (25) para debater com convidadas e convidados sobre o tema "Você tem voz na política? Os mandatos coletivos com instrumento de ampliação de vozes, em uma contraproposta à crise de representatividade na política institucional", que vai discutir o papel dos mandatos coletivos na representatividade política da população nos espaços de decisão. A live contará com a participação dos palestrantes Fernando Nasser (Coordenador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, Presidente da Comissão Permanente de Estudos em Direito Político e Eleitoral do Instituto dos Advogados de São Paulo), Poliana Pereira dos Santos (Membra Fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político; e Assessora do Tribunal Superior Eleitoral), Eneida Desirée (Pesquisadora e Líder do Núcleo de Investigações Constitucionais, Mestre e Doutora em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná) , Renata Abreu (Presidente Nacional do PODEMOS, autora da PEC que permite a existência de mandato coletivo para cargos do Legislativo) e João Daniel (Deputado Federal - PT/SE).                  

Todas as transmissões são abertas e destinadas a todos os públicos.

Redes Sociais da Frente Nacional de Mandatas e Mandatos Coletivos

Serviço:

Lançamento da Frente Nacional de Mandatas e Mandatos Coletivos

Data: 23/03/2021

Local: Facebook Frente Nacional de Mandatas e Mandatos Coletivos

Hora: 19h30

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK

...