Voltar ao site

JUNTAS reivindicam ao Governo a necessidade de médicos oncologistas em Serra Talhada

No momento, não há nenhum(a) especialista na área e as(os) pacientes da região têm que recorrer à capital em busca de atendimento

· NOTÍCIAS,SALA DE IMPRENSA

As codeputadas Juntas (PSOL-PE) formalizaram, no início deste mês (04), uma indicação de Apelo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para o Governador Paulo Câmara, solicitando através da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, coordenada por André Longo, a designação imediata de médicas(os) oncologistas para a Unidade de Pronto Atendimento de Serra Talhada, bem como a criação de um centro oncológico no município.

O pedido é em atenção às(aos) pacientes em tratamento de câncer que moram na cidade e região, para que não necessitem se deslocar à capital, Recife, para a realização de seus tratamentos de emergência, sobretudo considerando o atual estado de calamidade pública na saúde. Atualmente, Serra Talhada têm 87.467 habitantes e parte significativa dessas pessoas enfrenta algum tipo de câncer.

As Juntas afirmam que essa população precisa, evidentemente, de tratamento e acompanhamento médico especializado em oncologia, o que não acontece de forma nenhuma na cidade até o presente momento. É importante destacar que não há sequer médica(o) oncologista na única Unidade de Pronto Atendimento do município, um descaso com a população serratalhadense.

A necessidade começa no momento de descoberta do câncer ou tumor, passando pelo atendimento e acompanhamento das sessões de terapia para o tratamento da doença, quadro que se acentua expressivamente pela falta de assistência médica, comprometendo ainda mais a saúde já tão debilitada das(os) pacientes, até o processo de recuperação. Além disso, não há centro especializado de oncologia na cidade e nem na região, o que representa um grande problema que afeta as(os) moradoras(es), pois estas(es) precisam se deslocar até Recife – uma distância de mais de 400 km, geralmente em transporte precário, para receber uma avaliação do seu quadro.

As codeputadas pontuam que é de extrema urgência a lotação de um(a) médico(a) oncologista para Serra Talhada apto(a) a fazer o acompanhamento da população vitimada por câncer ou tumor e a imediata criação de um centro oncológico que seja referência e comporte as necessidades em saúde da população serratalhadense e região.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK

...