Voltar ao site

JUNTAS querem mais apoio às periferias na luta contra o novo coronavírus  

· NOTÍCIAS

Neste estágio da pandemia do novo Coronavírus no Brasil, as Juntas Codeputadas alertam para a necessidade de cuidados extras com as populações das periferias em Pernambuco. Após ter entregue, ao Governador Paulo Câmara, um documento elencando 9 preocupações e pedidos de informações sobre as providências necessárias para garantir a segurança de toda a população no Estado, especialmente das pessoas mais vulneráveis, as codeputadas tem dialogado com o Governo do Estado para que monte uma estratégia de reabastecimento de água nas periferias e de auxílio financeiro para quem não está conseguindo trabalhar ou vender seus produtos e serviços.

A crise traz à tona descasos que têm impacto na não prevenção do vírus e, como consequência, na disseminação da doença, principalmente nas comunidades onde não há água, onde a população não tem condições de comprar álcool em gel e produtos de limpeza, e para quem muitas vezes é obrigado a sair de casa para trabalhar e ganhar o sustento de cada dia.


É o caso caso das trabalhadoras e trabalhadores domésticos, comerciantes informais e autônomos, que não podem atuar na modalidade home office como pedem as autoridades de saúde. Além de correr o risco de ser infectados, podem também ser agentes disseminadores nas suas casas e comunidades, quando em contato com patrões que adquirem a infecção com o COVID-19.


Soma-se a todos esses problemas enfrentados pela população periférica, a proposta do Governo Federal de cortar pela metade os salários dos trabalhadores e trabalhadoras que tiverem suas jornadas de trabalho diminuídas, a preocupação nesse caso é em como essas pessoas trabalhadores vão se proteger quando os recursos financeiros diminuírem. É neste momento que o Estado precisa estar perto, atendo a essas necessidades emergenciais.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK