Return to site

JUNTAS lançam Edital sócio-político de pequenos projetos

As JUNTAS codeputadas lançam nesta quinta-feira (10), o edital ESTAMOS JUNTAS, um projeto da mandata que visa potencializar as diversas lutas contra as desigualdades e pelo bem-viver espalhadas pelas comunidades e municípios do estado. As inscrições do edital vão de 10 de outubro até 9 de novembro de 2019, podendo ser feitas pelo site das Juntas ou presencialmente.

O edital é voltado a projetos no campo dos direitos humanos, da comunicação, das artes, da economia sustentável e solidária, da moradia, da educação, da agroecologia, do trabalho, da mobilidade, da pesquisa, da cultura tradicional e popular e de aperfeiçoamento da democracia. Especialmente as iniciativas que contribuam para a emancipação e melhoria de vida das nossas sujeitas e sujeitos prioritários na mandata das Juntas: mulheres diversas, pessoas negras, população LGBTQIs, pessoas com deficiência, povos tradicionais, população indígena.

Inspirado no projeto da Gabinetona, em Belo Horizonte, o Edital Estamos Juntas é viabilizado através de doações voluntárias das coordenadoras que compõem a equipe da mandata. Elas doam 30% de seus salários todo mês. Estes subsídios mensais, somados, serão revertidos em doações a pequenos projetos eco-político-sociais. As iniciativas selecionadas receberão um subsídio único de R$ 5.mil reais, em forma de doação de pessoa física, para executar o projeto inscrito. O apoio será efetivado em dezembro de 2019, após o fim do processo do Edital.

Podem participar iniciativas dos mais variados segmentos, pautas e formatos, podendo ser projetoss que já existem ou que ainda aguardam apoio para virar realidade. A inscrição das iniciativas pode ser feita por organizações, coletivos e pessoas organizadas ou não, desde que haja alguém responsável pelo projeto, que esteja com a documentação em dia e seja o contato direto.

Uma rede de profissionais e ativistas externos à mandata, formada por pessoas com trajetórias nos movimentos sociais, atuará no processo de seleção das propostas e indicações dos projetos a serem apoiados e fortalecidos.

Confira os prazos:

QUAIS OS PRAZOS DO EDITAL?

  • Abertura do Edital – 10/10/2019
  • Encerramento do Edital – 9/11/2019
  • Prazo para inscrição presencial – 1 a 8/11/2019 (exclusivamente nos endereços previstos no edital)
  • Análise dos projetos pela Comissão Externa: 11 a 30/11/2019
  • Divulgação dos projetos aprovados pela mandata: até 9/12/2019
  • Repasse do recurso financeiro para os projetos selecionados: 18/12/2019
All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK