Voltar ao site

 Juntas lançam 2° edição do Edital ESTAMOS JUNTAS para fortalecimento e formação de rede de lutas em Pernambuco

Serão contempladas 20 iniciativas que contribuam para a emancipação e melhoria de vida das sujeitas e sujeitos prioritários na mandata
 

A mandata coletiva das JUNTAS (PSOL/PE) lança nesta sexta-feira (8) o 2º Edital Estamos Juntas/2021, uma chamada pública de formato único no Estado, com o propósito de incentivar e fortalecer pequenos projetos e iniciativas sócio-eco-político-culturais com capacidade de transformar realidades em Pernambuco e promover conexões entre movimentos e ativistas. 

O lançamento será realizado às 17h na Rua da Guia, Bairro do Recife, com apresentação do edital e performances de Leyde do Banjo e as Mari's do Samba, com todo cumprimento das regras sanitárias de enfrentamento à Covid-19. As inscrições vão de 8/10 a 8/11 e podem ser feitas virtualmente. Poderá participar qualquer iniciativa social, política, econômica e cultural que seja realizada em Pernambuco. 

O edital é voltado para atender projetos espalhados pelas comunidades e municípios do estado, no campo dos direitos humanos, da comunicação, das artes, da economia sustentável e solidária, da moradia, da educação, da agroecologia, do trabalho, da mobilidade, da pesquisa, da cultura tradicional e popular, enfrentamento à pandemia da COVID-19 e de aperfeiçoamento da democracia. O foco é em iniciativas que contribuam para a emancipação e melhoria de vida das nossas sujeitas e sujeitos prioritários na Mandata das Juntas: mulheres diversas, pessoas negras, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, juventudes, povos tradicionais, população indígena.

Serão selecionados 20 projetos, que receberão apoio de R$ 5.000,00 (cinco mil) cada, em forma de doação de pessoa física para outra pessoa física (responsável pelo projeto). O apoio será efetivado em dezembro 2021, de acordo com o cronograma, após o processo completo do Edital. O recurso é viabilizado através de doações voluntárias das codeputadas e coordenadoras que compõem a equipe da Mandata das Juntas. 

Estes subsídios mensais, somados, serão revertidos em doações a pequenos projetos eco-político-sociais a partir dos critérios estabelecidos neste edital. Não há uso de dinheiro público, nem de verba de gabinete, nem de emenda parlamentar. 

O ato de inscrição e, no caso, de seleção do projeto, não representa exigência de qualquer vínculo com a mandata das Juntas ou com as codeputadas estaduais. O apoio não é uma troca por votos, por isso o edital não foi realizado em 2020 e nem será em 2022. 

Na edição de 2019 mais de 400 projetos se inscreveram e 20 foram selecionados, alguns deles, inclusive, alteraram seu objetivo de ação para contribuir com suas comunidades e seus territórios no enfrentamento à pandemia, numa reação social ao momento de crise social e política que o país e o estado vivem. 

A seleção dos projetos será feita por uma rede de profissionais e ativistas externos à mandata, a Comissão Avaliadora, formada por pessoas com trajetórias nos movimentos sociais, atuará no processo de seleção das propostas e indicações dos projetos a serem apoiados e fortalecidos.

Confere o cronograma da Edital Estamos Juntas 2021:

Abertura do Edital: 08/10/2021

Inscrição dos projetos: 08/10 a 08/11/2021

Inscrições presenciais dos projetos: Recife, Surubim Goiana e Afogados da Ingazeira: 03 a 05/11/2021

Pré-seleção (validação das propostas): 09 a 11/11/2021

Avaliação da Comissão Avaliadora: 12/11 a 01/12/2021

Reunião Coletiva de avaliação: 06 e 07/12/2021

Organização Interna: 08 a 10/12/2021

Divulgação de Resultado: 13/12/2021

Repasse do recurso financeiro para os projetos selecionados até: 20/12/2021

Encontro com Contemplades: 21/01/2021

Dúvidas: editalestamosjuntas@gmail.com

Leia o edital completo clicando no link abaixo:

 

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK

...