Voltar ao site

Juntas inserem plataforma de acessibilidade em Libras em seu site

Através de um avatar é possível que a pessoa tenha acesso aos conteúdos de texto na Língua Brasileira de Sinais, uma forma de promover a igualdade e cidadania.

· NOTÍCIAS

As codeputadas Juntas (PSOL-PE) disponibilizaram em seu site institucional a ferramenta de interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) “VLibras”. Dessa forma, é possível traduzir todos os textos do site para Libras, seja pelo computador, celular ou outro dispositivo digital, levando acessibilidade para pessoas surdas. As parlamentares são as únicas da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a oferecer esse tipo de serviço para a comunidade surda.
 

Esta é uma pauta sempre presente para as Juntas, que são as únicas deputadas a terem uma intérprete de Libras no gabinete. Desde o início da pandemia, elas solicitaram ao Governo do Estado medidas para que as informações oficiais sobre a Covid-19 também estivessem disponíveis para pessoas surdas. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas apresentam algum grau de surdez, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). As Juntas afirmam que é preciso respeitar as diferenças e particularidades de cada ser. Mesmo que alguém com deficiência auditiva saiba ler, a Língua Brasileira de Sinais é seu primeiro idioma, como o português para o ouvinte. É importante ressaltar que no caso dos vídeos, em todos eles as codeputadas inserem janela de Libras.
 

Para ter acesso ao conteúdo em Libras no site das Juntas é fácil. A pessoa precisa apenas apertar em cima da imagem com duas mãos, que mostra o sinal de Libras, na cor azul e branco. Uma janela é aberta com um avatar, que pode ser uma mulher ou um homem, de acordo com a escolha da pessoa. Neste espaço é possível ainda selecionar a velocidade da interpretação, se quer que o texto que está sendo traduzido apareça, se a intérprete virtual deve compreender palavras regionais e acessar um dicionário.
 

O VLibras é uma plataforma gratuita e de software livre, ou seja, um programa de código aberto para quem quiser colaborar com novas modificações. Ele é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD). Para as Juntas, esta também é uma forma de lutar pela transparência e ações coletivas, apoiando os programas abertos que são desenvolvidos em busca da promoção do bem-estar social.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK

...