Voltar ao site

Juntas fazem viagem itinerante pelo Sertão

· NOTÍCIAS

No final de semana que passou, as codeputadas fizeram uma viagem itinerante focada no fortalecimento de candidaturas coletivas do partido e coligadas nesse momento tão importante das eleições. O dia começou com uma visita a Igreja Submersa, que foi inundada há mais de 30 anos, em Petrolândia, para a construção de uma Usina Hidrelétrica. As Juntas são a favor do pedido de tombamento como Patrimônio Cultural Histórico de Pernambuco, em respeito à memória das famílias atingidas pela barragem. As codeputadas estiveram ainda em um encontro acolhedor organizado pela coletiva Jurema, composto por mulheres das cidades de Petrolândia e Jatobá. Também estiveram presentes moradoras de Tacaratu, em sua maioria candidatas, para fortalecer e falar sobre os desafios das mulheres na política.

Na sexta-feira (30), as codeputadas deram uma entrevista à Rádio Cultura, em Ouricuri, falando sobre a atuação da mandata coletiva na Alepe, deixando explícito o apoio às candidaturas de mesmo formato. Também foram pontuadas questões sobre a política nacional de Bolsonaro, onde elas se posicionaram contra a privatização do SUS. No mesmo dia, as Juntas se reuniram com a candidatura coletiva à vereança Elas, que tema representação de Adevania nas urnas, trocando ideias sobre o processo das eleições e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, conversando sobre violência política de gênero, questões estratégicas para as eleições municipais e as novas lutas que virão pela frente a partir dos resultados das urnas. À noite, todas estiveram mais uma vez reunidas com apoiadoras e apoiadores da coletiva Elas, renovando as forças nessa reta final de campanha.

As Juntas seguiram viagem pelo Sertão, no sábado (31), chegando a Itapetim, para participar de uma entrevista com a jornalista Taciana Lopes, sobre a importância de mais mulheres na política e de candidaturas coletivas. Assunto que está em pauta e bem esclarecedor neste período eleitoral. No mesmo dia, as codeputadas seguiram para São José do Egito, município vizinho, sendo recebidas pela chapa majoritária, composta pelo PSOL e PT na cidade. Foi um momento de escuta, onde as pessoas presentes pontuaram as dificuldades enfrentadas. Na cidade, há também três candidaturas coletivas, sendo uma do setor cultural, outra quilombola e uma por mulheres.

O Coletivo Mulheres Egipcienses, representadas na urna por Alcione, relataram as dificuldades na campanha de uma candidatura coletiva. As Juntas deram e estão em total apoio nessa construção e nova forma de fazer política.

Para fechar a viagem itinerante pelo Sertão da melhor maneira, as Juntas participaram de uma roda de mulheres, em Tuparetama, na Associação de Mulheres do Sítio Fortuna, em apoio a companheira Suely, do PT. Houve muita troca e diálogo com todas as candidaturas presentes para fortalecer nesse momento decisivo na política do país, a favor da democracia e por mudanças reais em Pernambuco.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK

...