Voltar ao site

 Juntas divulgam resultado do edital de fortalecimento e formação de rede de lutas em Pernambuco de 2021

As iniciativas selecionadas receberão um subsídio único de cinco mil reais

· NOTÍCIAS

A mandata coletiva das Juntas Codeputadas tem a satisfação de divulgar, nesta segunda-feira (13), o resultado final dos projetos que foram aprovados no 2° Edital de fortalecimento e formação de rede de lutas em Pernambuco “ESTAMOS JUNTAS 2021”. Ao total foram 362 projetos inscritos.  O processo de seleção  foi feito coletivamente,  realizado por uma comissão avaliadora externa, composta por 19 pessoas de diferentes regiões de Pernambuco e diferentes perfis profissionais , sendo todas elas atuantes em segmentos e lutas prioritárias das Juntas. Foram 20 projetos selecionados. 

As parlamentares veem de forma positiva o resultado da seleção desse segundo edital, já que todas as propostas aprovadas cumprem o objetivo de destinar no mínimo 60% dos recursos disponíveis para o interior do Estado e 40% para Recife e Região Metropolitana. Na atual conjuntura em que está imerso o país, as Juntas entendem que fortalecer os movimentos sociais, incentivar ações individuais e coletivas  deve ser uma estratégia permanente,  que colabora para transformar realidades no estado.

 Os projetos contemplados no 2º edital 2021 foram: 

⦁ ALDEIA VERDE - Soberania alimentar para a emancipação das mulheres indígenas de Brígida

⦁ Finalização da construção da sede da associação das marisqueiras e colônia de pescadores  

⦁ Companhia de Dança Amanda Costa

⦁ Rural Arte

⦁ Mutirão Pixegirls

⦁ LEARTE - Laboratório de Estamparia Artesanal

⦁ Narrativas do Olhar – Fotografia Documental e Patrimônio Cultural

⦁ Revista Digital Vôôte

⦁ Òmó órùn “Filhos do céu”: os ritmos do candomblé na rua como conscientização das nossas raízes pretas

⦁ Mães atípicas estruturando espaços e compartilhando direitos

⦁ Mulheres nos Bairros - Somos Nós Por Nós

⦁ V Semana da Diversidade de Floresta

⦁ Formação sociopolítica e educacional da juventude habitante da Ocupação Canaã

⦁ Oca do saber 

⦁ Preciosa - Aula Espetáculo da Quadrilha Junina Flor da Vertente

⦁ Mulheres Guerreiras na Luta

⦁ Escuta Cidade

⦁ I Mostra da Diversidade Sexual 

⦁ Garantir a segurança alimentar e nutricional do Quilombo de Caluete pela produção de uma mandala agroecológica

⦁ A história vista pelo Alto

 Os municípios que tiveram projetos aprovados no edital são: Jataúba (1), Afogados da Ingazeira (1), Panelas (1), Goiana (1), Floresta (1), Garanhuns (2), Pesqueira (2), Vertente do Lério (1), Paulista (2) , Orocó (1), Olinda (1), Carpina (1), Tuparetama (1) e Recife (4). 

Em relação aos eixos prioritários da Mandata, nos projetos aprovados o tema com maior destaque é a Cultura (6 projetos aprovados). Foram contempladas também propostas relativas ao Direito à Moradia, Comunicação, Direitos Humanos, Educação, Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional, Meio Ambiente e Trabalho, além do  Fortalecimento da Democracia. 

No que diz respeito aos sujeitos e sujeitas prioritárias das Juntas, todas as sujeitas prioritárias foram contempladas no 2° edital de 2021. São elas: Juventudes, População LGBTQIA+, Moradores de Periferia,  Povos Quilombolas, População Indígena,Mulheres Diversas, Pessoas que sofrem com injustiça ambiental, Mulheres Negras e Pessoas com Deficiência.

A realização deste edital teve como principal objetivo incentivar e fortalecer iniciativas de pequeno porte, de coletivos, movimentos e organizações que potencializam as diversas lutas contra as desigualdades e pelo bem-viver espalhadas pelas comunidades e municípios do estado de Pernambuco. As iniciativas selecionadas receberão um subsídio único de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), em forma de doação de pessoa física, para executar o projeto. O apoio será efetivado ainda em dezembro de 2021 e as ações deverão ser realizadas ao longo do ano de 2022.  

 

 

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK

...