Return to site

Juntas Codeputadas fazem viagem de aprofundamento por municípios do sertão pernambucano

Entre os dias 12 e 14 de julho, as Juntas Codeputadas percorreram quatro cidades do sertão pernambucano para agendas de conversas e construção de pautas a partir das demandas das comunidades locais. Representadas pelas codeputadas Kátia Cunha e Joelma Carla, as Juntas passaram por Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Petrolândia e Tacaratu.

Em Santa Maria da Boa Vista, participamos de um debate sobre a mandata coletiva, mulheres na política e a perspectiva da esquerda local, realizado na Câmara de Vereadores da cidade, com participação das/dos companheiras/os Rosalvo (PSOL de Santa Maria), Professor Paulo José (PSOL Juazeiro) e Lucinha Mota (PSOL Petrolina), além da Secretaria Executiva de Mulheres, OAB Juazeiro e da Rede de Mulheres Negras. Em seguida, as codeputadas concederam entrevistas a alguns veículos da cidade e fizeram visitas à Feira Livre e à XX Serenata da Recordação, onde se reuniram com o prefeito Humberto Mendes.

Chegando em Cabrobó, fomos recebidas pelo Povo Truká no Centro Cultural para uma escuta das demandas e prioridades locais, com participação da Cacique Ana Cleide, Cacique Neguinho, vereadora indígena Pretinha, da professora indígena Truká, Aparecida; e de Marquinhos Ojit, da Organização de Jovens Indígenas. Após a roda de diálogo, seguimos para uma visita ao território acompanhadas das mulheres lideranças locais.

Nossa terceira parada foi em Petrolândia, onde nos reunimos com lideranças das associações rurais e com a militância do PSOL Petrolândia. O objetivo da discussão foi fortalecer politicamente as/os representantes das agrovilas locais para que possam avançar cada vez mais na representatividade da população nos espaços de tomada de decisão, além de compreender e destacar as prioridades da região para educação, saúde, mobilidade e segurança.

Nossa última parada foi na cidade de Tacaratu, onde tivemos uma agenda intensa no território indígena Pankararu. As codeputadas foram recebidas por Sarapó Pankararu e convidadas a assistir a cerimônia do Menino do Rancho, tradição do povo Pankararu, onde dialogamos com diversas lideranças.

Em seguida, fomos verificar a escola e o posto de saúde que foram queimados no início do ano. As Juntas Codeputadas estão caminhando ao lado das populações tradicionais do estado para avançar nas demandas urgentes que os diversos povos têm em seus territórios. Vamos em frente!

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK