Return to site

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2019

· NOTÍCIAS

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1992, em Assembleia Geral, e é comemorado desde então no dia 03 de dezembro, com objetivo principal de conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todas as pessoas com deficiência ao redor do planeta.

Segundo dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. O que representa uma parte importante da população que precisa ter seus direitos assegurados e respeitados em todas as áreas de suas vidas e por todas as esferas de governo.

No momento atual do país, temos que relembrar ainda mais os direitos assegurados em favor das pessoas com deficiência em assembleias e convenções da ONU, as quais o Brasil é signatário. Vivemos um momento que os direitos das pessoas com deficiência também estão sendo atingidos gravemente, como o PL 6159/2019 apresentado no fim de novembro, e que está em tramitação na Câmara Federal, com o objetivo de acabar com uma das grandes conquistas do movimento que é a Lei de Cotas no mercado de trabalho para pessoas com deficiência.

Estamos Juntas contra esse retrocesso e a favor da proteção e da garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Pelo direito assegurado a elas de exercer sua cidadania, autonomia e habilidades enquanto cidadãos participantes ativos da sociedade.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK