Voltar ao site

Dia Estadual da Mulher na Política: Lei de autoria das Juntas tem a sua primeira comemoração

Na atual legislatura da Alepe, dos 49 parlamentares, apenas 11 cadeiras são ocupadas por mulheres.

· NOTÍCIAS

É amanhã o Dia Estadual da Mulher na Política, data que entrou no calendário estadual do Projeto de Lei de autoria das Juntas aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) alterando a lei N°16.241/17. A data de 24 de fevereiro é uma alusão ao dia em que todas as brasileiras passaram a ter o direito ao voto através da Constituição Federal de 1934.

A criação da lei se deve à necessidade de gerar debate sobre a participação político-eleitoral das mulheres, que mesmo já sendo uma realidade há 88 anos, ainda está longe do que é considerado ideal e é pouco difundida na nossa sociedade.

O Brasil é um dos países com menor representatividade de mulheres no legislativo. Na atual legislatura da Alepe, dos 49 parlamentares, apenas 11 cadeiras são ocupadas por mulheres, o que representa mais de 22% do total das cadeiras do legislativo estadual, incluindo a mandata das Juntas, o que faz somar 16 mulheres parlamentares na Casa Joaquim Nabuco.

Com a lei, as codeputadas pretendem que sejam promovidas atividades de formação pedagógica nas escolas do Estado, com o intuito de conscientizar sobre a importância da luta social e da incidência política das organizações de mulheres para a ampliação e radicalização da participação política e eleitoral das diversas mulheres pernambucanas.

As Juntas, enquanto parlamentares e parte representante das mulheres numa Casa Legislativa Estadual, acreditam que o voto feminino representa um avanço para a agenda política dos movimentos sociais de mulheres, trazendo para o espaço institucional do parlamento a disputa cotidiana de políticas públicas e legislações que acompanhassem as demandas das mulheres diversas, e que mais um passo importante que precisa ser dado é que essas mulheres diversas ocupem as cadeiras das Casas Legislativas e também do executivo. Só com cada vez mais participação ativa das mulheres na política, haverá as mudanças e avanços que a população precisa.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK

...