Voltar ao site

Dia da Luta Antimanicomial

Pela liberdade e pelo direito de pesquisa e tratamentos alternativos.

· NOTÍCIAS

Vivemos em uma sociedade em crise, que enfrenta desigualdades sociais e preconceito com as pessoas que necessitam de um tratamento relacionado com o psíquico. Hoje, Dia da Luta Antimanicomial, temos que refletir sobre as formas alternativas por uma sociedade sem manicômio. Precisamos reconhecer e fortalecer as estratégias de redução de danos causados por drogas psicoativas para promover o bem-estar e a saúde de tantas pessoas que nesse momento estão sendo impedidas de ter voz ativa pela privação da liberdade ou pelo uso de substâncias.

As Juntas acreditam na política de redução de danos e apoia a luta de coletivos e programas que estão sendo desenvolvidos com a população usuária, mesmo com as perseguições fundamentalistas que defendem a abstinência, a obrigatoriedade de remédios controlados e o uso da força.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No ano passado, ao lado de diversos grupos que atuam no Sistema Único de Saúde e do movimento de luta antimanicomial, as Juntas conseguiram na Alepe impedir que as Comunidades Terapêuticas fossem qualificadas como serviços de saúde, uma vitória depois de muita construção coletiva e da aprovação de um substitutivo ao Projeto de Lei (1940/18), que propôs a regulamentação das CTs fora do Sistema Único e com obrigações específicas para seu funcionamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A mandata protocolou o Projeto de Lei (PL 982/2020), que está em andamento na Alepe, em defesa do uso da maconha medicinal para tratamento e pesquisa. Um debate que não pode ser adiado. Sabemos que o Cannabidiol (CBD) e a Tetrahidrocanabinol (THC) têm efeitos analgésicos, sedativos, anticonvulsivos, antidepressivos e estimulantes de apetite sem os efeitos colaterais dos remédios tradicionais. Atualmente, a importação da Cannabis aumenta as desigualdades, pois apenas um grupo privilegiado consegue ter acesso, além de criminalizar usuários. É vergonhoso para o sistema legislativo o preconceito com famílias, usuárias e usuários que carecem de substâncias presentes em uma planta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É sobre a vida que estamos falando e sobre o sofrimento que poderia ser evitado por pessoas que têm autismo, câncer, Mal de Parkinson, dores crônicas, esclerose múltipla e entre outras doenças. Juntas na luta pelos direitos humanos e por mais apoio psicossocial.

 

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK

...